Noções sobre a vinha e o vinho em Portugal

de Ceferino Carrera


O vinho em Portugal


Portugal é sem qualquer dúvida um país vitivinícola por excelência; De Norte a Sul e de Este a Oeste, os seus diferentes solos, clima e castas permitem a produção de uma vasta gama de tipos de vinho com qualidades que podem ombrear com os mais famosos vinhos do mundo vitícola.

No entanto, é bom lembrar, que as vinhas de Portugal não são uma dádiva gratuita da natureza, não apareceram espontaneamente, não foram plantadas duma só vez, mas são o trabalho paciente de muitas gerações, que no fim são os grandes obreiros duma tradição que, com humildade, respeito e dignidade deram vida aos vinhos que apresentam uma qualidade e reputação que os tornam conhecidos em todos os cantos do mundo.

Designações Oficiais Denominação de origem - Conceito aplicável à designação de determinados vinhos cuja originalidade e individualidade estão ligados de forma indissociável a uma determinada região, sendo: vinhos originários e produzidos nessa região vinhos cuja qualidade ou características se devem essencial ou exclusivamente ao meio geográfico incluindo os factores naturais e humanos.

Para beneficiar de uma Denominação de Origem, todo o processo de produção do vinho é sujeito a um controlo rigoroso em todas as suas fases, desde a vinha até ao consumidor. As castas utilizadas, os métodos de vinificação, as características organolépticas são apenas alguns dos elementos cujo controlo permite a atribuição desse direito, cabendo às Comissões Vitivinícolas Regionais proceder a esse controlo de forma a garantir a genuinidade e qualidade dentro das suas regiões demarcadas.(Lei nº. 8/85, de 4 de Junho)

DOC

Denominação de Origem Controlada. Designação atribuída a vinhos cuja produção está tradicionalmente ligada a uma região geograficamente delimitada e sujeita a um conjunto de regras consignadas em legislação própria (características dos solos, castas recomendadas e autorizadas, práticas de vinificação, teor alcoólico, tempo de estágio, etc.). (Decreto-Lei Nº 8/85, de 4 de Junho)

Hoje em dia, existem em Portugal 26 regiões com Denominação de Origem Controlada: DOC Vinho Verde, DOC Porto, DOC Douro, DOC Távora -Varosa, DOC Bairrada, DOC Dão, DOC Beira Interior, DOC Encostas de Aire, DOC Alenquer, DOC Arruda, DOC Torres Vedras, DOC Lourinhã, DOC Bucelas, DOC Carcavelos, DOC Colares, DOC Ribatejo, DOC Setúbal, DOC Palmela, DOC Alentejo, DOC Lagos, DOC Portimão, DOC Lagoa, DOC Tavira, DOC Madeira, DOC Madeirense.

DO: 2

DO: Trás-os-Montes, dado a importância que têm vindo a assumir os vinhos provenientes desta grande região vitivinícola, quer do ponto de vista tecnológico, quer a nível económico, foi reconhecida em 9 de Novembro de 2006 a Denominação de Origem Trás-os-Montes, "Chaves", "Valpaços" e "Planalto Mirandês".

DO Óbidos

IPR: 4

IPR Indicação de Proveniência Regulamentada Designação utilizada para vinhos que, embora gozando de características particulares, terão de cumprir, num período mínimo de 5 anos, todas as regras estabelecidas para a produção de vinhos de grande qualidade para poderem, então, passar à classificação de DOC.

IPR Lafões, IPR Biscoitos, IPR Pico e IPR Graciosa.

Vinhos regionais

A classificação de vinho regional é dada aos vinhos de mesa produzidos numa região específica de produção, cujo nome adoptam, elaborados com uvas provenientes, no mínimo de 85%, da mesma região e de castas expressamente recomendadas e autorizadas na respectiva região delimitada. Não estando enquadrados nas regras estabelecidas para as designações DOC e IPR, estes vinhos são, também, sujeitos a um sistema de certificação, para que a qualidade e tipicidade sejam garantidas.(Decreto-Lei Nº 309/91, de 17 de Agosto)

Existem, actualmente, 11 designações de vinhos regionais: (1) Minho, (2) Trasmontano, (3) Duriense, (4), Beiras, (5) Ribatejano, (6) Estremadura, (7) Alentejano, (8) Terras do Sado, (9) Algarve, 10 Terras Madeirenses, (11) Açores.

Vinhos de Mesa

Os vinhos destinados ao consumo humano que não se enquadram nas designações atrás referidas são considerados vinhos de mesa.

Envelhecimentos
DOC Vinho Verde

WHY BUY AT LUSAWINES?

Variety of wines and national own brands

REGISTER

You're not a Lusawine costumer?

Register and you will benefit from many advantages.

PAYMENT

LusaWines have several safe means of payment available to you.



© 2024 LusaWines. Todos os direitos reservados.

Esta página foi imprimida a partir do endereço web: http://www.lusawines.com/eLearning/16/

Abrir Fechar