News

Morreu o empresário Fernando Guedes

Morreu o empresário Fernando Guedes, ex-presidente da Sogrape.
Fernando Guedes, filho do fundador da Sogrape, faleceu, esta quarta-feira, aos 87 anos. Assumiu o cargo da multinacional portuguesa do setor do vinho na década de 60, tendo assumido a presidência nos anos 80.
Associação Empresarial de Portugal (AEP) manifestou, esta tarde, o seu profundo pesar pelo falecimento de Fernando Lobo Guedes, presidente do Grupo Sogrape nos anos 80 e 90. Nascido a 29 de dezembro de 1930, na Quinta da Aveleda, o empresário do setor do vinho frequentou a Faculdade de Economia de Lisboa, tendo ingressado na empresa como aprendiz de tanoeiro. Nos anos 50 vai estudar para França, onde frequentou a Faculdade de Ciências da Universidade de Dijon.
Fernando Lobo Guedes, um dos primeiros enólogos portugueses, assumiu a Direção Técnica de Produção da Sogrape em 1957, tendo modernizado toda a rede de infra-estruturas da empresa, adianta a publicação Vinho Grandes Escolas.
Na última homenagem, a AEP recorda "a figura de grande relevância de um dos maiores empresários portugueses das últimas décadas, referência incontornável para muitas gerações de empreendedores portugueses e estrangeiros, cujo trabalho ao longo da sua longa carreira deu um impulso que projetou a Sogrape para um reconhecimento que muito tem contribuído para a afirmação da imagem de Portugal no exterior".
Com uma atividade muito vincada pelo setor vitivinícola, destacou-se também pelo seu papel de gestor, nos negócios, na cultura e na identidade e valores que deixa para sempre ao mundo empresarial.
Personalidade atenta à atividade económica da região Norte, Fernando Lobo Guedes integrou o Conselho Geral da AEP entre 1996 e 2002, tendo-lhe sido outorgada, em 2017, a categoria de Sócio Honorário da AEP e, anteriormente, agraciado com a Medalha de Honra como reconhecimento da defesa intransigente dos interesses das empresas e da economia nacional.
Em 2017, foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique por Marcelo Rebelo de Sousa.

2018.06.20 Expresso



  • Fernando Lobo Guedes.

    Fernando Guedes guarda o cantil que inspirou o pai a lançar um vinho inovador no mercado, durante a II Guerra Mundial


Back to news list

PROMOTIONS

CARTUXA TT RSV 1999 - 1500 ML

Edição Especial 40 Anos - Fundação Eugénio de Almeida - Produção (...)

250,00 €
187,50 €

WHY BUY AT LUSAWINES?

Preço vantajoso, oferta diversificada

REGISTER

You're not a Lusawine costumer?

Register and you will benefit from many advantages.

PAYMENT

LusaWines have several safe means of payment available to you.



© 2024 LusaWines. Todos os direitos reservados.

Esta página foi imprimida a partir do endereço web: http://www.lusawines.com/noticias/117/

Abrir Fechar