In addition to wine

Mosaic surgiu há dez anos

A massificação da Internet deve-se ao "browser" criado por Marc Andreessen, por Manuel Molinos.

Para os habituais utilizadores da Internet, navegar pela rede é um hábito do dia-a-dia, quer seja para abrir o correio electrónico, para saber as últimas da actualidade, para conversar um pouco com alguém do outro lado ou para, simplesmente, descontrair... Eninguém pensa que a Internet apenas tem, na prática, 10 anos de existência, assinalados na passada quarta-feira.
Os primeiros passos foram dados, em 1971, pelo norte-americano Ray Tomlinson. Foi nesse ano que aquele investigador enviou o primeiro e-mail, utilizando o programa SNDMSG. Hoje, não se lembra do teor da mensagem. Acha que foi o clássico "Teste 1-2-3".
Mas o embrião da Internet remonta a 1969, quando foi criada a Arpanet, uma rede de comunicações militar da Defesa norte-americana. O objectivo era criar uma rede que não pudesse ser destruída por bombardeios e que fosse capaz de ligar pontos estratégicos, como centros de pesquisa e tecnologia.
Mas foi só em 30 de Abril de 1993, que a rede World Wide Web foi colocada à disposição do público por parte do Centro Europeu para a Investigação Nuclear (CERN), com sede em Genebra, fruto do trabalho do físico Tim Berners-Lee.
É ainda neste dia que é apresentado o primeiro "browser": o Mosaic, criado por Marc Andressen, na altura com 21 anos. Hoje, é sócio e vice-presidente da Netscape. De facto, é este o primeiro sistema de navegação que massifica o uso da Internet. Até essa altura, a troca de informações na rede limitava-se ao correio electrónico e aos protocolos de transferência de arquivos (File Transfer Protocol-FTP), um processo desinteressante, sem os recursos gráficos e interactivos que popularizaram a navegação.
É o Mosaic que possibilita a apresentação de textos, imagens e gráficos nos ecrãs. O resultado é incrível: a Internet deixa de ser apenas uma ferramenta de trabalho dos cientistas e universitários. Passado pouco tempo surgem no mercado outros "browsers", como o popular Microsoft Internet Explorer, de Bill Gates, o Opera e o Netscape.
Em Portugal, e segundo os últimos números disponíveis da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), o serviço de acesso à Internet atingiu já um total de cerca de 5.165 milhões de clientes. O acesso dial up, mantém-se como o mais utilizado, mas a banda larga (cabo e ADSL) está em crescimento.
Manuel Molinos
In JN 5 de Maio de 2003.

Media.net/JN


Back to the list 'In addition to wine'

PROMOTIONS

CARTUXA 1998

Cor granada, aroma cheio, prolongado e complexo. O final de boca (...)

79,00 €
71,10 €

WHY BUY AT LUSAWINES?

Variedade de vinhos e marcas nacionais próprias

REGISTER

You're not a Lusawine costumer?

Register and you will benefit from many advantages.

PAYMENT

LusaWines have several safe means of payment available to you.



© 2020 LusaWines. Todos os direitos reservados.

Esta página foi imprimida a partir do endereço web: http://www.lusawines.com/alemDoVinho/6/1

Abrir Fechar