In addition to wine

- Comunicações & Telecomunicações -

A Comunicação consiste na troca de informações e pressupõe a existência de um emissor e um receptor. As formas de comunicar são diversas. Podem ser através de meios orais, visuais, escritos ou através de outros códigos.

O mundo é habitado há muitos anos por pessoas como nós, que tiveram também necessidade de comunicar. Não podendo utilizar a voz para longas distâncias, o homem teve de procurar outras formas de transmitir mensagens, recorrendo a meios tais como o grito, tambores, fumo, cornetas, bandeiras e outros sinais.
Um dos primeiros processos que possibilitou o contacto entre distâncias mais alargadas foi a comunicação escrita, tendo o Correio Público sido criado em Portugal em 1520, pelo Rei D. Manuel I, que nomeou Luís Homem para o cargo de Correio Mor.
Todavia, é a introdução da máquina no processo da comunicação que contribui para uma circulação mais rápida da informação, diminuindo a necessidade de deslocações, o que representa poupança de recursos valiosos: tempo, dinheiro, energia. As Telecomunicações são o conjunto de meios eléctricos e electrónicos que nos permitem comunicar de forma rápida e abrangente, tornando o mundo "mais pequeno". Os primeiros passos para o desenvolvimento das telecomunicações foram dados a partir dos inventos do telégrafo e do telefone no século XIX.
O americano Samuel Morse (1791-1872), além de apresentar o primeiro aparelho de telegrafia eléctrica, contribuiu para o desenvolvimento da telegrafia, com a invenção de um código que é igualmente aplicável à telegrafia óptica e acústica. Alfabeto ou Código de Morse.
Alexandre Graham Bell foi quem primeiro conseguiu transmitir a voz à distância, através de um invento a que chamou telefone, cuja patente registou em Fevereiro de 1876. Quando Bell tentou vender a patente do telefone a uma grande empresa no domínio da electricidade e das comunicações, a Western Union Telegraph Company", a resposta do Presidente desta empresa foi: "O que fará esta Companhia com um brinquedo eléctrico?"
Este invento originou acesa discussão. Em 1876, na exposição de Filadelfia, Bell apresentou o seu telefone ao público. Deste fazia parte D. Pedro II, Imperador do Brasil. Ao participar na experiência, o Imperador exclamou: Santo Deus! isto fala !! Em 1892 o próprio Bell inaugura a linha Nova Iorque - Chicago.
Em 1877, passado apenas um ano sobre o registo da patente, já se falava ao telefone em Portugal. O Rei D. Luís I participa numa experiência e é dos primeiros monarcas da Europa a ter telefone ligado à rede pública. O telefone começa a ser utilizado apenas por comerciantes, banqueiros e serviços públicos.
Um desastre ferroviário ocorrido em Connecticut, em Janeiro de 1878, torna famoso o telefone: o aparelho seria utilizado para contactar e enviar, com maior rapidez, médicos e medicamentos para o local do acidente.
Outros aparelhos, no entanto, foram construídos em Lisboa. Maximiliano Augusto Herrman efectua experiências, com bons resultados, entre as estações telegráficas de Lisboa e do Entroncamento. Cristiano Augusto Bramão, um oficial telegráfico, apresenta um modelo da sua autoria, com o qual estabelece conversações simultâneas entre as estações de Lisboa, Bom Sucesso, Barreiro e Setúbal.
Em Abril de 1882 é inaugurada oficialmente a rede telefónica de Lisboa, tendo a primeira lista telefónica apenas 22 assinantes. Em 1 de Julho desse ano é inaugurada a rede do Porto, com 19 assinantes.
O desenvolvimento das telecomunicações tem tido um impacto inegável no quotidiano dos povos, quer a nível colectivo, quer a nível individual. Estamos perante uma "revolução" que veio mudar, de forma radical, o modo de vida das pessoas, possibilitando também uma nova organização do trabalho.

Olhos de Boneca.


Back to the list 'In addition to wine'

PROMOTIONS

CABEÇA DE BURRO 2004

Engarrafado em anos excepcionais. " Boa intensidade aromática (...)

17,50 €
14,88 €

WHY BUY AT LUSAWINES?

Preço vantajoso, oferta diversificada

REGISTER

You're not a Lusawine costumer?

Register and you will benefit from many advantages.

SECURE STORE

LusaWines has a digital certificate that allows you to safely navigate at LusaWines.



© 2023 LusaWines. Todos os direitos reservados.

Esta página foi imprimida a partir do endereço web: http://www.lusawines.com/alemDoVinho/5/1

Abrir Fechar