In addition to wine

- Comunicações & Telecomunicações -

A Comunicação consiste na troca de informações e pressupõe a existência de um emissor e um receptor. As formas de comunicar são diversas. Podem ser através de meios orais, visuais, escritos ou através de outros códigos.

O mundo é habitado há muitos anos por pessoas como nós, que tiveram também necessidade de comunicar. Não podendo utilizar a voz para longas distâncias, o homem teve de procurar outras formas de transmitir mensagens, recorrendo a meios tais como o grito, tambores, fumo, cornetas, bandeiras e outros sinais.
Um dos primeiros processos que possibilitou o contacto entre distâncias mais alargadas foi a comunicação escrita, tendo o Correio Público sido criado em Portugal em 1520, pelo Rei D. Manuel I, que nomeou Luís Homem para o cargo de Correio Mor.
Todavia, é a introdução da máquina no processo da comunicação que contribui para uma circulação mais rápida da informação, diminuindo a necessidade de deslocações, o que representa poupança de recursos valiosos: tempo, dinheiro, energia. As Telecomunicações são o conjunto de meios eléctricos e electrónicos que nos permitem comunicar de forma rápida e abrangente, tornando o mundo "mais pequeno". Os primeiros passos para o desenvolvimento das telecomunicações foram dados a partir dos inventos do telégrafo e do telefone no século XIX.
O americano Samuel Morse (1791-1872), além de apresentar o primeiro aparelho de telegrafia eléctrica, contribuiu para o desenvolvimento da telegrafia, com a invenção de um código que é igualmente aplicável à telegrafia óptica e acústica. Alfabeto ou Código de Morse.
Alexandre Graham Bell foi quem primeiro conseguiu transmitir a voz à distância, através de um invento a que chamou telefone, cuja patente registou em Fevereiro de 1876. Quando Bell tentou vender a patente do telefone a uma grande empresa no domínio da electricidade e das comunicações, a Western Union Telegraph Company", a resposta do Presidente desta empresa foi: "O que fará esta Companhia com um brinquedo eléctrico?"
Este invento originou acesa discussão. Em 1876, na exposição de Filadelfia, Bell apresentou o seu telefone ao público. Deste fazia parte D. Pedro II, Imperador do Brasil. Ao participar na experiência, o Imperador exclamou: Santo Deus! isto fala !! Em 1892 o próprio Bell inaugura a linha Nova Iorque - Chicago.
Em 1877, passado apenas um ano sobre o registo da patente, já se falava ao telefone em Portugal. O Rei D. Luís I participa numa experiência e é dos primeiros monarcas da Europa a ter telefone ligado à rede pública. O telefone começa a ser utilizado apenas por comerciantes, banqueiros e serviços públicos.
Um desastre ferroviário ocorrido em Connecticut, em Janeiro de 1878, torna famoso o telefone: o aparelho seria utilizado para contactar e enviar, com maior rapidez, médicos e medicamentos para o local do acidente.
Outros aparelhos, no entanto, foram construídos em Lisboa. Maximiliano Augusto Herrman efectua experiências, com bons resultados, entre as estações telegráficas de Lisboa e do Entroncamento. Cristiano Augusto Bramão, um oficial telegráfico, apresenta um modelo da sua autoria, com o qual estabelece conversações simultâneas entre as estações de Lisboa, Bom Sucesso, Barreiro e Setúbal.
Em Abril de 1882 é inaugurada oficialmente a rede telefónica de Lisboa, tendo a primeira lista telefónica apenas 22 assinantes. Em 1 de Julho desse ano é inaugurada a rede do Porto, com 19 assinantes.
O desenvolvimento das telecomunicações tem tido um impacto inegável no quotidiano dos povos, quer a nível colectivo, quer a nível individual. Estamos perante uma "revolução" que veio mudar, de forma radical, o modo de vida das pessoas, possibilitando também uma nova organização do trabalho.

Olhos de Boneca.


Back to the list 'In addition to wine'

PROMOTIONS

FERREIRA TAWNY

Tasting Notes: Porto Ferreira Tawny has a beautiful red hue with fair (...)

5,00 €
4,75 €

WHY BUY AT LUSAWINES?

Portes, entregas e seguros em 24 horas em Portugal Continental

REGISTER

You're not a Lusawine costumer?

Register and you will benefit from many advantages.

PAYMENT

LusaWines have several safe means of payment available to you.



© 2019 LusaWines. Todos os direitos reservados.

Esta página foi imprimida a partir do endereço web: http://www.lusawines.com/alemDoVinho/5/1

Abrir Fechar