In addition to wine

Dom Dinis "O Lavrador"

1279 - 1325

A importância do Vinho entre os produtores agrícolas portugueses é anterior à própria nacionalidade. Ao contrário do que se passou com os cereais, foi uma cultura em constante expansão e muitos dos solos arroteados de novo foram ocupados por vinhas.
A acção dos mercadores, adquirindo nos mercados locais o Vinho que traziam à cidade e que em parte exportavam, foi um factor que directamente impulsionou o crescimento da produção vinícola, que, aliás, tinha já as suas raízes na época romana.
O rei D. Dinis instala uma política estável e centralizadora que se manterá à época de D. Fernando. Estabelece a paz com a "Concordata dos 40 artigos" (1289) que regula conflitos sem abdicar da sua soberania. Estabilidade monetária, com os lavramentos em ouro, prata e bolhão de D.Dinis.
Fomenta-se e expandem-se excepcionalmente as feiras locais. As actividades agro-pecuárias crescem significativamente. Às lavouras fundamentais dos cereais, Vinho e azeite acrescem a produção frutícola e a apicultura.
A Produção do Vinho. Há notícias do cultivo da vinha em todas as regiões do país. As informações são particularmente numerosas nos costumes da Guarda. Segundo eles, era proibído introduzir na vila Vinho de outras regiões, sob pena da mercadoria, dos animais que a transportassem e da multa de 100 maravedis. O morador que tivesse em sua casa Vinho de fora e não participasse aos alcaides pagava igualmente multa e era expulso por traidor. Os comerciantes que atravessassem a região com Vinho de fora não podiam pernoitar em povoados nem passar a menos de uma légua da Guarda. Todas estas providências visavam estimular a produção do Vinho em regiões do interior, numa época em que as vinhas já eram muito abundantes no litoral, em especial na região de Coimbra.
Profundas transformações em muitos dominíos; da agricultura à cultura, do social ao artístico. A Universidade de Lisboa, o Cancioneiro da Ajuda, que reúne centenas de poesias galaico-portuguesas dos Séculos XII e XIII. ( Martin Codex, autor e trovador, -- hoje nome de marca de Alvarinho galego).


Back to the list 'In addition to wine'

PROMOTIONS

CARTUXA - RESERVA TT 2008

Cor granada, aroma cheio, prolongado e complexo. O vinho Cartuxa (...)

75,00 €
67,50 €

WHY BUY AT LUSAWINES?

Apoio e acompanhamento ao cliente

REGISTER

You're not a Lusawine costumer?

Register and you will benefit from many advantages.

PAYMENT

LusaWines have several safe means of payment available to you.



© 2020 LusaWines. Todos os direitos reservados.

Esta página foi imprimida a partir do endereço web: http://www.lusawines.com/alemDoVinho/13/1

Abrir Fechar