News

"A taxa de mortalidade infantil das empresas é muito elevada"

Rui Moreira: "A taxa de mortalidade infantil das empresas é muito elevada".
O novo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse esta quinta-feira durante a entrega do Prémio PME Portugal, organizado pelo Negócios e pela CGD, que há muito empreendedorismo em Portugal, em alguns casos de grande qualidade, ligados nomeadamente à tecnologia e ao conhecimento, "mas a taxa de mortalidade infantil dessas empresas é muito elevada".
Rui Moreira referiu ainda que as "start up" têm muita dificuldade em conseguir ganhar dimensão e em libertarem-se dos passos em que nasceram. "Muitas dessas empresas preferem ficar refugiadas em "start up". Elas não querem sair dessas incubadoras porque existe um risco lá fora", disse o autarca.
"Temos de ser capazes de trazer essas empresas para fora, ou seja, para dentro das cidades". Sobre a importância de haver uma política das cidades para as empresas, Rui Moreira socorreu-se de uma entrevista do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida ao "Público", para acreditar que este é o momento das cidades assumirem um papel fundamental no crescimento económico.
No entanto, para que tal aconteça, Rui Moreira defende que o Estado central terá de delegar às autarquias poderes e verbas, e aponta para o próximo quadro europeu de fundos comunitários como essencial para equilibrar esta equação.
O autarca portuense diz que é fundamental voltar a atrair as empresas para dentro das cidades e, se reconhece, que é impossível trazer actividades como o têxtil ou a indústria pesada, é no "mind factoring" que as cidades devem apostar.
Para o presidente da Câmara do Porto, as cidades têm ainda que saber desenvolver um "naming" que seja atractivo para as empresas e que haja uma real valia de o associar quando se trata de promover um negócio ou um produto,
Rui Moreira disse que agora que "saltou para o lado de lá da política" tudo vai fazer para não esquecer as ansiedades que durante anos partilhou quando foi também ele empresário.
in "negocios.pt" - 24 Outubro 2013, 12:47 por João Carlos Malta | joaomalta@negocios.pt

2013.10.24 www.negocios.pt



  • RUI Moreira-Presidente

    Câmara Municipal do PORTO

  • CM  PORTO
    Rui Moreira-Presidente

    CM PORTO


Back to news list

PROMOTIONS

CARTUXA TT RSV 1999 - 1500 ML

Edição Especial 40 Anos - Fundação Eugénio de Almeida - Produção (...)

250,00 €
187,50 €

WHY BUY AT LUSAWINES?

Diversas formas de pagamento & de encomenda

REGISTER

You're not a Lusawine costumer?

Register and you will benefit from many advantages.

SECURE STORE

LusaWines has a digital certificate that allows you to safely navigate at LusaWines.



© 2024 LusaWines. Todos os direitos reservados.

Esta página foi imprimida a partir do endereço web: http://www.lusawines.com/noticias/96/1

Abrir Fechar