News

Teresa de Sousa e Ana Ventura Miranda vencem Prémio Dona Antónia

Teresa de Sousa, jornalista do "Público", e Ana Ventura Miranda, fundadora e directora do Arte Institute de Nova Iorque, ganharam a 27.ª edição do Prémio Dona Antónia Adelaide Ferreira, galardão que distingue mulheres portuguesas com alma de "Ferreirinha". A homenagem a uma carreira ao serviço do Jornalismo e um estímulo a iniciativa jovem de interesse nacional. A jornalista do "Público" Teresa de Sousa e a promotora cultural Ana Ventura Miranda, fundadora e directora do Arte Institute de Nova Iorque, receberam hoje, 8 de Julho, nas Caves Ferreira, em Vila Nova de Gaia, o Prémio Dona Antónia Adelaide Ferreira.
Pelo segundo ano consecutivo, os promotores deste galardão, a Sogrape Vinhos e os herdeiros de Dona Antónia, decidiram atribuir dois prémios o de Revelação, que visa "servir de estímulo a uma iniciativa ou empreendimento de interesse público com relevância nacional em fase de lançamento ou desenvolvimento", foi entregue a uma mulher que iniciou a sua carreira como actriz, foi jornalista e é promotora cultural nos Estados Unidos.
Ana Ventura Miranda mudou-se para Nova Iorque em 2006, onde trabalhou como jornalista para a televisão portuguesa, mantendo a sua ligação com a comunidade artística da cidade e evoluindo enquanto produtora e realizadora. Em 2011, fundou em Nova Iorque o Arte Institute, um instituto independente, sem fins lucrativos, para a internacionalização da arte contemporânea portuguesa, que tem sido responsável pela organização de diversos eventos culturais nos Estados Unidos, Portugal, Brasil, Reino Unido, Angola e França.
Por ter ganho o Prémio Dona Antónia, Ana Ventura Miranda vai receber cinco mil euros em dinheiro e ainda ver atribuído um donativo a um projecto com que se identifique. Assim, o Arte Institute beneficiará de 50 cêntimos por cada garrafa vendida da gama Reserva Dona Antónia de Porto Ferreira, nos meses de Agosto e Setembro próximos, "ajudando assim este instituto independente a atingir os seus objectivos de promoção internacional da arte e cultura portuguesa".
Já o principal galardão do Prémio Dona Antónia foi atribuído a Teresa de Sousa, que saiu do semanário "Expresso" para integrar, em 1990, a equipa fundadora do diário "Público", onde é actualmente redactora principal, "distinguindo-se como especialista em política internacional e particularmente em assuntos europeus, com trabalhos que muito têm contribuído para a análise e debate das questões mais sensíveis no quadro comunitário". De acordo com os promotores desta iniciativa, a atribuição a Teresa de Sousa do Prémio Consagração de Carreira "constitui uma homenagem a uma obra realizada e merecedora de inequívoco reconhecimento público".
O Prémio Dona Antónia visa distinguir, anualmente, "figuras femininas portuguesas que, devido às suas características humanas e capacidades de empreendedorismo, tenham replicado de alguma forma o excepcional exemplo de Dona Antónia nos tempos de hoje, nomeadamente através do contributo para o desenvolvimento económico, social e cultural do País".
Em 27 anos, foram distinguidas, entre outras mulheres, Maria Barroso (que faleceu esta semana), Leonor Beleza, Vera Nobre da Costa, Isabel Jonet e Joana Carneiro.
Dona Antónia Adelaide Ferreira, que assumiu a liderança dos negócios familiares no cultivo da vinha e na produção de vinho do Porto, após ter ficado viúva aos 33 anos, é considerada "personalidade fundamental no desenvolvimento da Ferreira, a única das grandes casas de vinho do Porto que se manteve fiel em mãos portuguesas desde que foi fundada, em 1751, pelos Ferreiras da Régua".

2015.07.10 www.negocios.pt



  • Prémio Dona Antónia

    Dona Antónia Adelaide Ferreira.

  • Distinguidas

    Teresa de Sousa e Ana Ventura Miranda

  • Dona Antónia

    Ferreira

  • A Ferreirinha

    Dona Antónia


Back to news list

PROMOTIONS

LAJIDO 1998 - VLQPRD

O Pico também se cobre de sol doirado. Tão doirado que nos currais (...)

15,00 €
12,00 €

WHY BUY AT LUSAWINES?

Preço vantajoso, oferta diversificada

REGISTER

You're not a Lusawine costumer?

Register and you will benefit from many advantages.

PAYMENT

LusaWines have several safe means of payment available to you.



© 2024 LusaWines. Todos os direitos reservados.

Esta página foi imprimida a partir do endereço web: http://www.lusawines.com/noticias/109/

Abrir Fechar