News

Monção/Melgaço: Candidatura a Cidade Europeia do Vinho

Monção/Melgaço: Candidatura a Cidade Europeia do Vinho 2015 será apresentada até final de agosto -
A candidatura de Monção e Melgaço a Cidade Europeia do Vinho 2015 vai ser apresentada até ao final deste mês. A garantia foi dada esta segunda-feira pelo presidente da Câmara de Monção, em reunião de Câmara. Augusto Domingues respondia a José Luís Fernandes, vereador em exercício pelo CDS-PP, que sugeriu ao executivo dar o melhor aproveitamento ao destaque dado pela revista "Visão" ao vinho Alvarinho. "Acho que pode ser o pontapé de saída para a famosa marca Monção/Melgaço. Foi tão falada e acho que isto podia ser aproveitado no sentido de dinamizar o comércio local, restauração e tudo o que temos de bom", sugeriu José Luís Fernandes.
Na resposta ao vereador centrista,o presidente da Câmara de Monção garantiu a candidatura dos dois concelhos a cidade europeia do Vinho para o próximo ano. Augusto Domingues sublinhou ainda o esforço que já começou a ser feito na promoção do território. "No passado defendemos a casta e esquecemo-nos do território. É hora de defender o território. Estamos a fazer um trabalho com as Quintas de Melgaço, Adega Cooperativa de Monção, Confraria do Alvarinho e com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Entretanto iremos apresentar até ao fim do mês uma candidatura a Cidade Europeia do Vinho. Isso será mediático. Haverá uma série de actividades ligadas ao vinho, no sentido de levarmos os nomes de Monção e Melgaço ainda mais longe", disse o edil.
A produção de vinho Alvarinho movimenta dois mil produtores e engarrafadores dos concelhos de Monção e Melgaço, num volume de faturação anual que ascende a 25 milhões de euros, sendo mesmo uma das uvas mais caras do país. São números da Associação de Produtores de Alvarinho que dizem ainda que a exportação de vinho alvarinho representa 10% do total das vendas anuais deste produto, sobretudo para mercados da América do Norte e Norte da Europa, além de outros países com forte presença de emigrantes portugueses como a França.

2014.08.28 Rádio Vale do Minho



  • Unidas & Felizes
    Monção & Melgaço

    Unidas & Felizes


Back to news list

PROMOTIONS

CARTUXA TT RSV 1999 - 1500 ML

Edição Especial 40 Anos - Fundação Eugénio de Almeida - Produção (...)

250,00 €
187,50 €

WHY BUY AT LUSAWINES?

Apoio e acompanhamento ao cliente

REGISTER

You're not a Lusawine costumer?

Register and you will benefit from many advantages.

SECURE STORE

LusaWines has a digital certificate that allows you to safely navigate at LusaWines.



© 2024 LusaWines. Todos os direitos reservados.

Esta página foi imprimida a partir do endereço web: http://www.lusawines.com/noticias/102/

Abrir Fechar